• Elaine Maraschin

Sobre um "NÃO" honesto

Atualizado: 5 de Jun de 2020



"Não" é uma frase completa e não deveria necessitar de explicações, justificativas e milhões de complementos.

Mas porque temos tanta dificuldade em dizer "não"? Uma explicação poderia ser porque desde que nascemos buscamos incessantemente os 3 "As": Amor, Aprovação e Apreciação (pretendo aprofundar sobre isso em outro tópico), e em nossa mente, ao dizer "não" a alguém estaríamos colocando em risco o obter essas 3 coisas de outras pessoas.

E quando o "sim" que dizemos para o outro é um enorme "não" para nós? Não era o que queríamos fazer, não era para onde queríamos ir, não era o que queríamos comer, não era o filme que queríamos assistir, não era a viagem que queríamos marcar... em situações extremas, mas não incomuns, acaba sendo a vida que não queríamos ter!

E quando chegamos a dizer "não", esse vem acompanhado de uma extensa história de justificativas e explicações, como que nos desculpando enormemente pela "falta" de não poder ou não querer atender o pedido da outra pessoa e nos enchemos de culpa.

O problema é que essa situação gera uma tremenda frustração interna que, mais cedo ou mais tarde, vai aflorar porque não se sustenta.

Relações concretas, profundas e reais são honestas e como sempre digo, algumas coisas não podem ser cobradas, ou elas existem nas relações ou não tem como serem exigidas, não se exige do outro o que ele não tem para dar e isso vale para nós mesmos também.

Quando a lealdade a si e ao outro deixa de ser prioridade e se torna um sacrifício, a reavaliação se faz urgente e necessária.

O Coaching ajuda você a assumir um novo aprendizado sobre si mesmo a serviço do desenvolvimento de novos comportamentos e modos de ser, que serão como guias rumo ao sucesso em seus objetivos declarados. Quer resultados diferentes? Liberte sua mente e tenha atitudes diferentes.



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo